• Contate-nos


  • Curiosidades

    A chicória é uma verdura de folhas crespas e estreitas, de sabor menos amargo que o almeirão. Seu uso na cozinha é igual ao da escarola ou chicória selvagem, verduras com as quais muitas vezes é confundida.

    Essa verdura tem poucas calorias e é muito rica em celulose, uma substância ótima para o bom funcionamento do intestino. Além disso, contêm vitamina A e alguns sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

    Quando a chicória está em bom estado, suas folhas apresentam-se bem presas à base, têm cor verde bem viva na parte de cima e clara na base, muitas vezes chegando a ser branca. Não compre se apresentar machucados ou marcas de insetos. Quando amarelada, a chicória não pode ser consumida, pois seu sabor é amargo demais.

    A chicória, assim como o almeirão, deve ser consumida fresca, de preferência nos mesmo dia da compra. Para guardar alguns dias, lave, coloque em saco plástico e mantenha na gaveta da geladeira.



    Couve

    A couve mineira é a variedade mais conhecida de uma família de plantas chamadas genericamente de couve e da qual fazem parte outros tipos, como a couve bruxelas, a couve rábano, a couve tronchuda, a couve flor,o repolho e os brócolos. Também conhecida como couve manteiga, ela tem folhas grandes e lisas, de cor verde brilhante e recobertas por uma esécie de cera que além de faze-las brilhar, as deixa mais duras e resistentes. No centro elas têm uma nervura grossa e forte, que se ramifica em outras mais finas. A couve combina bem com pratos de sabor forte, como cozidos e ensopados, além de ser ótima como acompanhamento para vários pratos feitos à base de carne de porco.

    A couve é rica em vitamina A (indispensável para a vista e para a pele), vitamina C, K e algumas do complexo B. Também é rica em cálcio (oferece tanto quanto o leite), fósforo e ferro, minerais muito importantes para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Além disso, contém bastante celulose, uma substância ótima para o funcionamento do intestino

    Ao comprar a couve, observe bem as folhas, elas devem ser firmes, bem verdes, e sem marcas de insetos. A couve de folhas amareladas, ou mesmo levemente murchas, já está velha e não é recomendável para o consumo. Antes de comprar, lembre-se que a couve não rende quando refogada. Em geral são precisos dois maços para 4 pessoas.

    A couve pode ser conservada até por 1 semana se as folhas forem guardadas inteiras (sem arrancar os talos) na gaveta da geladeira, dentro de saco plástico. O ideal é consumi-la até 3 dias após a compra. Para conservá-la por período maior é necessário congelá-la


    Alface

    Origem asiática, mas segundo as informações essa verdura foi utilizadas por egípcios , gregos e romanos. Essa verdura tem preferência em solos arenos argilosos com baixa acidez e com bastante matérias orgânicas, poderá ser recolhidas 70 dias depois da semeadura. Outros nomes, Alface-comum ou Leituca.

    Folhas - Arteriosclerose, nefrite, uretrite, hemorróidas, gastralgias, bronquite, artrite, gota, acidose, eczemas, diabetes, bócios e varizes. Para uso interno, saladas, podendo ser consumidas diariamente , ou tomar chá na proporção de 100 g de folhas para 1 litro de água e ingerir 3 xícaras diariamente.

    Talos - Insônia, palpitação, gripe, reumatismo, irritabilidade, tosses - Tomar suco , 1 a 3 vezes por dia. Impulsos sexuais diários e asma - Cozinhar 50g de talos para 1 litro de água, e tomar 1 xícara pouco antes de deitar.
    Folhas e talos - Bronquite com tosse e secreção - Para uso interno, adicionar 2 cabeças de alfaces com os talos, em 1 litro de água fervente, até que a água rezuda na evaporação na metade do seu volume inicial, e adoçar com mel. Tomar 1 xícara 4 vezes diários. Epilepsi, ansiedade, angústia, irritabilidade e hipocondria. - Para uso interno, suco fresco de alface, tomar uma xícara 3 a 4 vezes diariamente.

    Inflamações e edema externos - Para uso externo, folhas aquecidas em água quente numa temperatura suportável, e aplicar duas ou mais vezes ao dia nas regiões inflamadas.
    Propriedades: Laxante, Diurética, Calmante, Laxante, Mineralizante, Vitaminizante, Analgésico, Anti-inflamatória, Anti-hemorróidica e Eupéptica.

    Evite comprar alfaces molhadas, normalmente os comerciantes molham para dar uma aparencia mais fresca. Veja se as folhas já não estão moles ou "quebradas", as folhas devem estar firmes e consistentes.

     

     








     
    Curiosidades | Links | Wallpapers | Orçamentos | FAQ | Trabalhe Conosco

    Desenvolvido por: ATer